Visitantes online

contador de visitas
,

Moradores de rua sabem Libras

quarta-feira, maio 22, 2013


VAI ENTENDER...

Hoje fui levar meu menino ao futebol  e ele me disse que precisava comprar folhas de fichário para fazer dever de casa. Então o deixei no futebol e fui até à loja 1,99 que fica em frente às lojas 100. Não havia lugar para estacionar e eu também não tinha créditos no botton de zona azul. Então, resolvi estacionar o carro na rua de baixo. Lá sempre tem vagas e não tem zona azul.

Quando saí do carro, um homem veio em minha direção. Ai,ai... Sabe aqueles que pedem dinheiro pra olhar o carro? Ele já perguntou:
HOMEM: “Posso oiá o carro pra senhora?”
EU: estava guardando a chave na bolsa e quando levantei o rosto para responder, ele falou bem alto:
HOMEM: “Nossa, eu conheço a senhora mano. Eu conheço a senhora. A senhora não é a moça que fala cãs mão véio?”
EU: eu ia responder e ele começou a falar mais alto
HOMEM: “A senhora consegue lê minha boca? Nossa cara! A senhora faz umas mímica legal. Aquelas mímica dos surdo-mudo. Eu vejo sempre. Eu vi a senhora no show do Padre Fábio de Melo. Dava pra vê no telão. Eu tava lá oiando os carro.”
EU: fiquei brava. Onde já se viu falar surdo-mudo e mímica? Ia falar mas ele não deixava.
HOMEM: “Óia, eu num estudei, mas no bar tem internet e quando eu tenho dinheiro eu uso umas hora sabe? Aí vô lá e vejo a senhora no utube. Eu já sei fazer umas par delas. Óia só.”

EU: Fiquei pasma com a quantidade de sinais que ele fazia. E quando fui falar, ele novamente me interrompeu:
HOMEM: “Pode ir lá resorvê as coisas da senhora que eu fico aqui oiando seu carro. Porque se dispará o alarme a senhora num escuta mesmo né. rsrsrsrsrsrsrs?”
Aff... Fui até à loja e fiquei pensando: “Só podia acontecer comigo. Ele pensa que eu sou surda. Como eu sou surda se escutei tudo que ele falou? Será que ele não percebeu? Fica gritando comigo e todo mundo olhando...” – Comprei o que precisava e estava indo buscar o carro. Antes de chegar no carro já avistei 3 homens. Chegando mais perto do carro, ele gritou:
HOMEM: “Óia, esses são meus cumpanhêiro oiadô de carro que nem eu. Nóis sempre vê os vídeo da senhora junto. Um ajuda o outro. Porque nóis qué aprendê sabe? A gente óia os carro às vezes nas pizzaria, nas igreja.  E no Guaçu tem bastante surdo. Pricisa sabê se comunicá com eles né?”
EU: “Ah precisa. É importante sim.”
HOMEM: “A muié falô! Jesuis do céu. A muié falô.”
Eu então expliquei que não era surda, que tinha me encantado pela língua de sinais e blá, blá.
HOMEM: “Nossa, a sinhora num tem surdo na família e resorveu aprendê? Subiu no meu conceito dona.”
Eu comecei a rir né? Eu subi no conceito dele. Ele subiu no meu né? Ele querer aprender Libras!!! Um simples “oiadô” de carro querer aprender Libras para se comunicar com os surdos. Achei bárbaro.

Imagino que ninguém converse muito com esses OIADÔ de carro. Mas eles sabiam de tudo. Leram minha reportagem no jornal e disseram que quando a prefeitura iniciar os cursos de Libras, pra eu avisá-los. Eu então abri minha bolsa para pegar caneta e papel para anotar o endereço, quando perguntei: “Onde vocês moram?” e um deles me respondeu: “Na rua. Uma dia nóis dormi em Itapira, outro dia na Istiva Gerbi. Depende né? Mas nóis sempre trabaia aqui. Quando a sinhora pricisá, pode vim aqui sempre.”
Nisso, ia passando uma amiga minha e me pediu carona. Quis dar uns trocados, mas eles não quiseram receber.

Vim embora pensando naqueles 3 homens que moram na rua e se interessam em aprender Libras. Três moradores de rua que não sabem onde vão dormir. Se tomam café, não sabem se vão almoçar... Muitas pessoas tem a oportunidade e não aproveitam.
Chegando em casa, preparei algum material para eles. Copiei algumas páginas de livros que eu tenho aqui em casa, coloquei o material em 3 pastinhas. Sinais que eles poderiam usar para “oiá” os carro dos surdos.
Quando fui levar Ives à escola e buscar Bárbara, passei por lá. Eles estavam almoçando e me ofereceram da marmita deles. Ai que judiação. Não se importam de dividir o pouco que tem...

Entreguei o “livrinho” que tinha feito para cada um e eles ficaram felizes da vida. Agradeceram de coração e um deles me perguntou : “Se eu falar uma coisa a senhora num fica cabrera?” – eu respondi que não, então ele disse:
“Fiquei decepcionado porque a senhora num é surda-muda.”

Hahahahahahahaha. Ri muito. Que lição de vida! Alguém se decepcionar por eu falar e escutar. Geralmente acontece ao contrário. Pessoas estudadas e com poder aquisitivo tem vergonha de aprender Libras. Acham feio e são super preconceituosos com os surdos. Esses três homens simples tem algo que ninguém jamais poderá tirar-lhes: HUMILDADE, GRANDEZA DE ESPÍRITO e CARÁTER. Os nomes? João, José a Antonio.
Creio que vou encontrá-los sempre e vou tomar a lição de vez em quando pra ver se estão aprendendo.

Leia Também

0 comentários

Seu comentário é muito importante!
Obrigada

Os mais lidos