Tive que copiar isso do facebook e postar aqui no meu blog. A Leila foi minha professora de psicologia no Monsenhor Nora quando eu tinha 15 anos. Mas não vamos entrar nesse detalhe né? rsrsrsrsrs
Mas ela continua a mesma questionadora, de opinião forte. E eu aprendi muito com ela durante meu período aluna. Nas provas ela sempre colocava entre os pontos finais: "Porquê?"
Eu ficava doida com isso. Um dia eu q questionei o porquê de tudo ser tão explicadinho, com exemplos, etc. Porque ela quer saber tanto o porque, por que, porquê, por quê?
Aí ela me respondeu: "Ângela, nada na vida é por acaso. Tudo tem um por que. Um motivo."
É isso aí. Na época eu era adolescente e não entendia. Hoje entendo.
Por que luto pelos surdos?
Por que separado e sem acento - usado em frases interrogativas. Quando pensamos em motivo, razão.
Ex.: Por que motivo luto pelos surdos?
Eu luto pelos surdos por quê?
Por quê separado e com acento - final da frase interrogativa.
Eu luto pelos surdos porque são pessoas que não tem voz. Eu tenho e falo por eles.
Porque junto e sem acento - pode ser substituído por POIS, VISTO QUE, MOTIVO, CAUSA.
Ex.: Eu luto pelos surdos POIS são pessoas que não tem voz. Eu tenho e falo por eles.
O porquê da minha luta pelos surdos é por que eu amo Libras. Acho lindo falar e cantar com as mãos.
Porquê junto e com acento - o porquê, o motivo.
O MOTIVO da minha luta pelos surdos é por que eu amo Libras. Acho lindo falar e cantar com as mãos.
Leila Feracioli Iazzetta
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