eu e Libras,
Isso daria um livro?,
minha luta pelos surdos
Mamãe surda tem filho ouvinte e fica triste
sexta-feira, novembro 15, 2013Tudo calmo até agora no meu plantão.
Semana passada tive uma gestante surda. Mas ela ganhou nenê anteontem.
Eu não estava aqui. Foi cesariana e tudo bem. Agora o nenê fica no quarto junto com a mãe. Tadinha, ela me disse que não dormiu a noite inteira com medo do bebê acordar e ela não escutar. SUS não tem direito a acompanhante.
Me pediu se eu poderia ficar com ela no quarto à noite para OUVIR quando o bebê chorasse.
Nossa... Que angústia. Vou dormir no sofá, se o nenê chorar, eu vou escutar pra ela. Ela me disse que o marido é eletricista e bolou uma babá eletrônica, que acenderá o abajour quando o bebê chorar. Legal né?
Me disse que está preocupada. Ela e o marido São surdos e o bebê Samuel nasceu ouvinte. Eu perguntei como ela já sabia disso se o exame ainda não tinha sido feito. Ela me respondeu que hoje à tarde estava amamentando quando o bebê soltou seu peito e chorou assustado com uma bandeja que a enfermeira deixou cair.
Está muito deprimida. Me disse que preferia o filho ter nascido surdo, pois não sabe como o ensinará a falar. Eu respondi: "Com as mãos. Você vai ensiná-lo a falar com as mãos."
Mas não é só isso que a preocupa. Ela tem medo do filho envergonhar-se dela e do marido por serem surdos. Senhor, me ajuda! Eu estou com vontade de chorar. Eu já tive mil dúvidas e medos quando meus filhos nasceram. Imagine essa mãe? Ela me disse que não via a hora de poder desabafar comigo.
Não tem como ter sangue frio. Eu me envolvo demais.
2 comentários
Não é tão difícil a educação de um filho ouvinte, só é necessário que haja um ouvinte para ajudar, caso um dos pais surdos nao seja oralizado, depois que a criança for introduzida aos dois mundos, a convivência será completamente normal.
ResponderExcluirObrigada pela visita Karol Lopes.
ExcluirSeu comentário é muito importante!
Obrigada