Visitantes online

contador de visitas

Surdos podem dirigir

terça-feira, abril 30, 2013


Eu fiz este vídeo com Itamar e Gabriela que são surdos. Eles são casados e vivem bem. Eles fazem parte de um grupo de dezessete crianças surdas do passado, cujas dezesseis mães (uma teve gêmeos) travaram uma luta intensa para que seus filhos fossem alfabetizados.
 
Dessas 17 crianças surdas, apenas uma chegou ao ensino superior. As demais, estudaram até a segunda série. Não gostavam de ir à escola pois não eram compreendidos, ficavam de fora das comemorações escolares, não conseguiam interagir com seus amiguinhos. Muito pais sofreram, pois chegaram a ouvir de alguns professores, que seus filhos precisariam frequentar a APAE.
 
Itamar e Gabriela aprenderam Libras no antigo CAMDA (Centro de Apoio Municipal ao Deficiente Auditivo de Mogi Migi Mirim). Depois que estas crianças cresceram e chegou a hora de trabalhar, o CAMDA terminou.
 
Itamar e Gabriela são autônomos e trabalham numa empresa de marketing. Mês passado viajaram num cruzeiro para Itália. Viagem que ganharam como prêmio da empresa em que trabalham.
 
Vendo esse vídeo, fui crítica comigo mesma. Libras é muito diferente da língua portuguesa. Eu sou melhor ouvindo português e interpretando para Libras, do que veno Libras e passando para o português. Quem conhece ambos, sabe do que estou falano. Libras é mais fácil, mais simples. Português tem mais regras, muito mais vocabulário e é mais complexo. Sendo assim, passar da Libras para o português é muito mais difícil do que o contrário.

Leia Também

0 comentários

Seu comentário é muito importante!
Obrigada

Os mais lidos