Visitantes online

contador de visitas

A Triste Realidade Na Comunicação Com Os Surdos Nas Empresas.

quinta-feira, outubro 10, 2013

http://www.rhportal.com.br/artigos/rh.php?rh=A-triste-realidade-na-comunicacao-com-os-surdos-nas-empresas.&idc_cad=shrgskmxc

A inclusão vai muito além do que apenas uma contratação, os desafios dos deficientes auditivos já começam na entrevista ao tentar entender os recrutadores.


Sabemos como é importante ter uma boa comunicação empresarial, uma boa estratégia de comunicação contribui para uma empresa de sucesso. É através dela que ficamos sabendo de todos os procedimentos, informações e estratégias que são necessárias para a execução de nossa função. Por que quando contratam os deficientes auditivos não elaboram um plano de estudos para que todos os colaboradores, eu disse TODOS, desde o porteiro ao presidente saibam no mínimo o básico de Libras? Ou então ensinam ao menos os gestores de cada setor a Libras? Por que vai ter custos? Se for devido a isso, no Youtube tem vários vídeos que podem ser baixados gratuitamente sem custo nenhum. Como os colaboradores de deficiência auditiva vão entender perfeitamente o que a empresa espera deles? Já que os demais não sabem Libras e não vão conseguir repassar com clareza todas as informações e estratégias de forma completa para que aconteça de fato a comunicação. Caso o deficiente faça algo de errado possa ser que um dos primeiros comentários vai ser: Não está apto para a função. 

Devemos lembrar que a inclusão é um dever de todos e deve ser exercida diariamente por todos nós, a inclusão vai muito além do que apenas uma contratação, os desafios dos deficientes auditivos já começam na entrevista ao tentar entender os recrutadores, por que eles também não sabem Libras. 
Diante dessa situação, faça uma análise e responda a si mesmo: Será que são as pessoas com deficiência que não estão aptas para as empresas? Ou são as empresas que não estão aptas para receber as pessoas com deficiência?
Podemos mudar essa situação e só depende de mim, de você e de todos nós. Faça a sua parte!


Pablo Eduardo é formado atualmente como técnico em administração e é estudante de RH, também é proprietário da página Libras Diária no Facebook onde usa essa ferramenta virtual em prol da acessibilidade levando a inclusão para o dia a dia de milhares de pessoas.


Pablo Eduardo
(81) 9804-0134 / 8746-7592
pabloeduardo1989@hotmail.com
Libras diária: www.facebook.com/librasdiaria

Leia Também

4 comentários

  1. Olá Ângela, obrigado por compartilhar. As empresas precisam fazer uma auto-análise da situação atual e rever alguns conceitos. Que Deus te abençoe. Abração! :)

    Pablo Eduardo

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante!
Obrigada

Os mais lidos