Visitantes online

contador de visitas
,

Palestra sobre Implante Coclear com surdos na platéia NÃO TEM INTÉRPRETE DE LIBRAS

quinta-feira, novembro 27, 2014


Aqui na minha cidade, Mogi Mirim, minha luta tem sido árdua e difícil.  Há um grupo no facebook chamado DEDO DURO PRO BEM DE MOGI MIRIM, onde as pessoas postam todas as reclamações no intuito de ajudar a atual gestão. Vejam minha indignação:

Bom dia grupo. Acabei de receber essa foto pelo whats. Ela foi enviada por um surdo.
Neste momento acontece uma palestra sobre Implante Coclear na Estação Educação e não há a presença de um intérprete de Libras para que os surdos entendam o que está sendo dito.
Pelo amor hein? Faltou dinheiro? Era só ter me enviado o convite que eu iria interpretar. Ao contrário de muitos, eu não trabalho só por dinheiro. Eu AMO o que faço.
Eu fui avisada do evento e divulguei. Achei que teria a presença de outro Intérprete, pois todos sabem da minha luta e que a atual gestão não nutre simpatia por mim...
E os surdos estão lá boiando na palestra... Boiando não né? Já afundaram uma hora dessas...
De quê adianta essa palestra sendo que os mais interessados não conseguem entender?
LAMENTÁVEL...
  • Alexandre Valpassos Viana Absurdo!!!!lamentavel!!!
  • Ângela Libras Gente, eles estão desesperados sem entender NADA. Vcs já tiveram a sensação de estar num lugar e não entender NADA? O dia que o som da sessão da Câmara sumiu, muitos que acompanhavam on-line ficaram desesperados... Surdos vivem isso diariamente. Eu estou na Posse e não posso ir aí. É lei gente. Todo evento destinado a esse público TEM que ter Intérprete de Libras. Onde é que as pessoas não entendem isso? Alguém me ajuda???? Sou sozinha nesta luta. Por favor me ajudem!!! Olhem esse post com carinho.
  • Andre Gato Seco BOM DIA ANGELA,ADMIRO MUITO SEU TRABALHO E COMO VC DISSE, VC FAZ PQ AMA ELE, EU DIGO MAIS PARA TRABALHAR COM PESSOAS ESPECIAIS TEM TER O DOM TBM. COMO JÁ DISSE EM OUTRO POST MINHA ESPOSA TRABALHA NA ÁREA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL A MAIS DE 10 ANOS, ELA ESTA LÁ NA PALESTRA E OS SURDOS QUE ESTÃO LÁ SÃO OS SURDOS IMPLANTADOS QUE DERAM O EXAME POSITIVO, POR ISSO QUE NÃO TEM INTERPRETES DE LIBRAS, ALIAS ME FALOU Q NEM PODER TER. INTERPRETE DE LIBRAS, AGORA REALMENTE SE VC TEM TEM UM AMIGO NA PALESTRA E ELE NÃO É IMPLANTADO CONCORDO VC, QUE REALMENTE NECESSITAVA DE UM INTERPRETE DE LIBRAS. NA HORA DO ALMOÇO VOU COLHER MAIS INFORMAÇÕES E TE PASSO.PQ TBM SOU UM DEFENSOR DE PESSOAS ESPECIAIS. ESSAS SÃO AS INFORMAÇÕES QUE TENHO NO MOMENTO.OBS: NÃO DISCORDO DE VC EM MOMENTO ALGUM Ângela Libras.ABRAÇOS.
  • Ângela Libras Ai socorrooooo. Olha que dó... 
  • Ângela Libras Alexandre Valpassos Viana, por favor, pode marcar o Moderado Mogi, Paulo Menna Barreto, Joninhas... Estou no celular e aqui o sinal é péssimoooo. Gostaria que alguém se pronunciasse. Gente SURDOS votam, pagam IPTU, taxa de iluminação pública, etc, etc e etc...
  • Ângela Libras Obrigada pela força Tatiana Abreu Sampaio. Estou surtando aqui... Aff...
  • Ângela Libras Grata Andre Gato Seco. Tânia não é implantada. Nem Itamar, nem Gabi... Estão lá... E o pior q Itamar e Gabi não sabem português, só Libras...
  • Michelle Dovigo Quando se pensa em evento é preciso PLANEJAMENTO para evitar que detalhes importantes, como esse, não sejam esquecidos. É uma pena mesmo a ausência de um especialista.
  • Tatiana Abreu Sampaio É uma vergonha! Quem planeja esse tipo de evento e não contrata um intérprete?! quem são esses especialistas que estão palestrando sobre o implante coclear e, sabem muito bem, que quem está lá tem deficiência??!! Moderado Mogi, gostariamos de receber uma explicação.
  • Edson Andrade Oi Ângela Libras td bem??por coincidência terei uma reunião nos próximos dias na Prefeitura sobre outro assunto que aflige a cidade.Seguramentr fique tranquila que vou levantar este assunto.pelo que entendi a Organizacao e os Palestrantes neste caso são da Unicamp correto?Nao Teriam eles recomendado a não participacão de um interprete??Só para que eu não fale algo sem sustentacao..
  • Sandra Almeida Não acreditoooo!
  • Sandra Almeida Angela Ângela Libras...nossa voz é fraca, somos invisíveis nessa sociedade Hipócrita, fui numa palestra sobre Acessibilidade neste mesmo lugar e adivinha....degraus..falta mais que planejamento, falta bom senso e respeito.
  • Edson Andrade Ok vou procurar mais informacoes para ser assertivo Sandra.Só não quero ser desmontado no primeiro parágrafo,mas vou sim buscar o por quê?gosto da Ângela Libras e do trabalho dela...portanto vou tentar ajudar com firmeza
  • Sandra Almeida Andre Gato Seco essas pessoas do Whats maioria só fala Libras.
  • Sandra Almeida Senhor EA qualquer ajuda é sempre bem vinda, e acessibilidade é um Direito de todos, não me referi ao senhor no meu comentário, obrigada por tentar ajudar.
  • Edson Andrade Entendi perfeitamente..
  • Sandra Almeida E acho sua hipótese senhor EA, muito válida.
  • Ângela Libras Bom dia Edson Andrade, tudo bem? Cheguei agora da Posse. Sinceramente eu não sei quem está ministrando a palestra e quem organizou. Sei que me enviaram o folder do evento e eu compartilhei com os surdos. Como disse o Andre Gato Seco, a palestra é para os surdos implantados (que usam implante coclear, cujo exame deu positivo, ou seja, já escutam). Mas seja lá quem for que organizou,deveria ter a sensibilidade de saber que surdos vivem em comunidades onde há surdos implantados (que usam IC), surdos com aparelho auditivo (que perderam a capacidade de ouvir e precisam do aparelho para tal) e surdos que GOSTAM e querem continuar surdos (alguns não gostam de IC ou aparelho auditivo. Acham que isso tira a identidade deles)e há surdos que não há como implantar. E se a palestra é para esclarecer sobre o IC, nada mais justo do que a presença de um intérprete de Libras para esclarecer os pós e os contras do IC. E se um surdo de 33 anos (que é o caso do Itamar) se interessar em ser implantado agora? Antigamente era mais difícil. Mas a tecnologia para ajudar os surdos evolui a cada dia... Acessibilidade é um direito de todos. Não entendo essa falha. Sinceramente. Sem querer "malhar" a administração ou "meter o pau". Isso as demais pessoas já o fazem. Há muito tempo luto por isso e isso me deixa indignada. Muito obrigada por querer me ajudar MAIS UMA VEZ. Porque desde o início desta gestão você tem tentado fazer com que a administração ESCUTE os surdos através da minha luta... Mas sinceramente os surdos devem ser eles. Agora tô me sentindo uma merda viu... Me enviaram o folder, pediram para compartilhar, eu compartilhei... Eu JURAVA que teria a presença de outro intérprete, já que a atual gestão não nutre simpatia pela minha pessoa. Poxa, eu ajudo a divulgar o evento, os surdos estão lá pq eu divulguei o evento e não tem o intérprete? Eu sou super PROFISSIONAL e tenho ética. Se não fosse eu o intérprete, que fosse outra pessoa. Eu posso indicar outros profissionais. Não sou egoísta. Apenas luto por eles. Muita falta de respeito viu...
  • Sandra Almeida Angela, vale ressaltar que hoje o IC o SUS é obrigatório a cobrir...
  • Edson Andrade Correto Ângela Libras mais uma vez terei oportunidade de tentar ajudar..abs EA
  • Sandra Almeida E que alguns implantados , mesmo com sucesso, não sabem o português direito, portanto , mesmo ouvindo e falando um intérprete traria segurança e entendimento.
  • Edson Andrade Outro ponto,também não defendo a Administracao só quero o que é justo...
  • Ângela Libras Sim Edson Andrade. Eu tb só quero o que é justo. E lei existe para ser cumprida. O prefeito não cumpre a própria lei que ele criou sobre os cursos de Libras... Lamentável isso.
  • Alexandre Nunes Ah ... ja ja tem sessão de cinema pra cego também. Top
  • Sandra Almeida Cinema com audiodescrição seria uma ótima..
  • Alexandre Nunes Com esse pessoal da pref ... vão pagar pipoca, lanche e refrigerante. .. mas não acredito que providenciem a áudio descrição .
  • Ângela Libras Isso já existe Alexandre Nunes, mas há a narração com voz... Eu mesma conheci o cinema para cegos na Reatech esse ano. Mas com certeza se organizarem esse evento em Mogi e não tiver a áudio-descrição... Aí não sei que adjetivo usar para a organização... Pelo amor viu... Parece que essa administração gosta de se queimar...
  • Tiago Costa Se é lei têm que ser cumprida, mas, enfim, não cumprem o básico... vergonhoso Angela...
  • Edson Andrade Cara Ângela Libras estou me preparando para falar sobre o assinto em minha reunião.Estou ondo atras e a fundo das informacoes sobre a Palestra de hoje...Falei até na Unicamp na área de Fono mas foram genéricos porem algo me informaram...Essa palestra organizada por eles é para um publico específico convidado,além de profissionais da saude.Destina se as criancas que foram implantadas até 6 anos de idade para que mostrem um vídeo sobre a evolucao das mesmas aos familiares também convidados.Neste tipo de apresentacao não é liberada a interpretacao,embora afirmasseem que há interprets de Libras no local porém sem permissão para procederem suas habilidades pelos palestrantes...Enfim é o que consegui,não sei se ajudei no post...mas conte comigo para falar de Libras como um todo na reuniao...um abraco Angela....EA
  • Ângela Libras Então porque me enviaram o folder para compartilhar Edson Andrade? Sabendo que eu trabalho com surdos. E um surdo fala para o outro e assim vai...
  • Edson Andrade Ai nao sei Angela e é melhor nem eu procurar saber para não deixar má interpretacao..EA
  • Ângela Libras Eu ainda acho q deveria ter um Intérprete. As pessoas precisam se adequar a isso.
  • Sandra Almeida Ajudou e esclareceu alguns pontos sim, senhor Edson Andrade, só não entendi se a palestra era para esse publico alvo, por quê aceitaram inscrições de surdos....e sabendo da presença deles, porque não liberaram Libras, mais uma vez descaso com Cidadãos.
  • Edson Andrade Oi Angela de qualquer forma se voce necessitar de informacoes adicionais,falei no 1935219083 Depto de Fonoaudiologia Unicamp,fui tranferido 3 vezs internamente....abs.EA
  • Otaviano Alves Tem curso de Libras em Mogi Mirim???
  • Ângela Libras Otaviano Alves, boa tarde tudo bem? O último curso de Libras oferecido pela prefeitura foi em 2011. Desde q a atual gestão passou a administrar, os cursos foram suspensos. O atual prefeito é autor da lei 5.056/11 onde o parágrafo 9o diz que a prefeitura "deve oferecer cursos sobre acessibilidade e linguagem de libras para todos os funcionários públicos e educadores do município". - Porque o prefeito não está cumprindo a lei? Não sei... Estou sem resposta nesses dois anos. Participei de 2 tribunas livres na Câmara Municipal e NADA...
  • Moderado Mogi Informamos que para esse evento, as inscrições foram previamente realizadas. A Secretaria de Saúde teve todo o cuidado de analisar todas as fichas, uma a uma, e constatou que o público inscrito não necessitaria de intérprete. Nenhum dos inscritos faz uso da linguagem de sinais.
  • Otaviano Alves Vergonhoso... Gostaria muito de aprender Libras
  • Renato Micheri Moderado Mogi voce esta dizendo que o Post da colega é falso? ela esta querendo fazer calunia??
  • Tatiana Abreu Sampaio Ângela Libras, segundo o Moderado Mogi o evento teve controle sobre quem estaria presente. E constatou que todos os participantes, deficientes ou não, conseguiria assistir a palestra sem problemas. Confere??!!
  • Ângela Libras Moderado Mogi, sendo um evento destinado ao tema Implante Coclear, que de uma forma ou de outra é um tema que abrange a comunidade surda, eu ainda acho que deveria sim ter a presença de um intérprete. A organização deveria ter a consciência e a sensibilidade q pessoas surdas poderiam aparecer. Imprevistos acontecem. Planejar que surdos poderiam aparecer era necessário. Inclusive fui avisada deste evento por um surdo de Jaguariúna que não é implantado, usa Libras e aparelho auditivo. E ele faz fono com uma fono aqui em Mogi.
  • Ângela Libras Tatiana Abreu Sampaio, estou aguardando a resposta da minha amiga surda. Quero saber se ela fez a inscrição. Já te informo ok?
  • Paulo Menna Barreto Renato Micheri observe que no esclarecimento prestado o Moderado Mogi diz que "o público inscrito". O Sr. Edson Andradejá esclareceu, antes, que o evento é promovido pela UNICAMP para um público "específico convidado por eles e profissionais da saude". Portanto, a conclusão é óbvia: os surdos presentes, e ninguém duvida que houvesse a presença como relatado pela Ângela Libras tiveram acesso ao evento, mas não faziam parte da relação dos convidados pela UNICAMP, e não tinham uma inscrição formal... Daí a dizer que o Moderado Mogi está querendo dizer que o post é falso, ou qualquer outra conclusão nesse sentido há uma enorme distância...
  • Ângela Libras Os surdos enviaram mensagem dizendo q estão até fazendo inscrição para outra palestra que vai ter em Campinas no próximo sábado. Surdos fazendo inscrição sem Intérprete. Tá "serto". Tatiana Abreu Sampaio, vou conversar com eles depois. Pq o Itamar não entende português e meu IMO (app q eu me comunico com eles através de sinais, tipo skype, tá travando). Ai q nervo... Mesmo tendo lista de convidados inscritos, era de se esperar que surdos apareceriam. Eu mesma imaginei que teria intérprete. Uma coisa liga à outra: surdo, implante coclear, surdez... Se foi Unicamp ou saúde...Sei lá. Falharam feio. Acontece. Todos nós somos passíveis de falhas. Somos humanos. Só espero que atentem a esse detalhe no próximo evento e não cometam essa falha novamente. Falhas acontecem para que possamos melhorar. Eu entendo assim né?
  • Tatiana Abreu Sampaio Se o evento foi direcionado á pessoas ligadas á saúde, sem deficientes auditivos presentes, tuuudo bem. Mas se foi aberto ao público em geral, era no minimo respeitoso manter o interprete. Bem, quase nada nesse municipio é respeitoso.
  • Renato Micheri evento especifico convidado por profissionais da saúde, ok. Muito bom curso, de boa qualidade, porém não foi fechado ao publico, foi? Tudo que se faz na gestão publica na minha opnião o povo deve ter acesso e participar para caminharmos juntos. Uma escola de rádio tem o aparelho `rádio`escola de televisão tem la uma camera e uma televisão.. e nessa palestra, teria o que?? Moderado Mogi ou Paulo Menna Barreto
  • Ângela Libras Pois é Tatiana Abreu Sampaio, se fizeram inscrições antecipadamente, e o público alvo era os IMPLANTADOS, eu também entendo que não haveria a necessidade de um intérprete, já que como o exame foi feito e o resultado foi positivo para todos conforme o comentário do Andre Gato Seco. Mas se foi aberto ao público, surdos apareceram lá e ainda estão fazendo inscrições HOJE na recepção da Estação Educação para a palestra que acontecerá no próximo sábado em Campinas no D. Pedro, eu entendo que deveria sim ter a presença de um intérprete. Mas... Quem sou para falar né???
  • Ângela Libras Então né Renato Micheri? Surdos não tem acesso às sessões da Câmara, à TV, não conseguem chamar o SAMU, o bombeiro, etc... Cansei de falar isso. Todo mundo acha que é só por legenda que eles vão ler... Surdos não conjugam verbos, não flexionam o gênero masculino e feminino, não usam preposições, nem adjunto adnominal de lugar, de tempo, etc, etc e etc... Mas NINGUÉM me entende... Difícil viu...
  • Renato Micheri não sabia nada disso Angela, obrigado pela info. Após uma rápida reflexão vi que tu fazes um trabalho bonito. Continue e não desista 
  • Ângela Libras Obrigada Renato Micheri. É difícil viu. Por exemplo, uma vez fui acompanhar um surdo na prova do CFC para aquisição da CNH, e havia uma frase:

    - No caso de um acidente, é de suma importância procurar remover a vítima com fratura exposta apenas com o auxílio de pessoas extremamente capacitadas.

    O surdo não sabia o que era SUMA. CASO eles entendem como sendo um caso entre amantes. Procurar remover... Eles entendem o verbo procurar como procurar algo. e REMOVER... Eles só conhecem o verbo MOVER... Auxílio eles não sabem, extremamente tb não e capacitadas tb não. o vocabulário deles é muito limitado...

    Eu tive que interpretar em sinais: 

    Acidente pessoa ter osso quebrado fora do corpo, precisar ajuda bombeiro ou médico para levar hospital.

    Se quiser conhecer meu trabalho, visite meu blog:www.angelalibras.blogspot.com.br

    Tem muitas histórias que vivi lá. Como uma mãe surda que foi enterrar seu filho. Ajudei no velório, na compra do caixão...

    Um garotinho surdo que se perdeu no shopping e a segurança tentou avisar pelo auto-falante... Rsrsrsrs. Como? Se a mãe era surda e o garoto também?

    E das crianças surdas que foram entregar cartinhas para o Papai Noel. Eu fui com elas conversar com o Papai Noel em Libras no Buriti. Até o papai Noel chorou...

    eu e Libras, minha luta pelos surdos Trabalho com aluna surda no Cief parte II quarta-feira, novembro 26,...
    ANGELALIBRAS.BLOGSPOT.COM
  • Ângela Libras Caro Edson Andrade, vou aceitar sua ajuda sim. Quero cobrar a promessa que ele fez em campanha. Foto anexo com tópico marcado.

    Há de concordar comigo que fica impossível ter 100% de pessoas capacitadas em Libras SEM CURSOS, certo?

    Comunidade surda agradece e eu também.

  • Ângela Libras Edson Andrade, se puder me ajudar com os tópicos abaixo na sua reunião:

    - porque a lei 5.056/11 que dispõe sobre os cursos de acessibilidade e Libras não está sendo cumprida? Essa lei é assinada pelo atual prefeito (foto anexo)

    - porque tiraram as interpretações da Câmara se os surdos estavam acompanhando as sessões? Depois que findou meu contrato o presidente da Câmara disse que não foram apresentadas propostas para que a Casa de Leis pudesse dar continuidade oa trabalho. MENTIRA. Eu indiquei 4 profissionais que enviaram orçamentos. Com o meu orçamento foram 5. Como assim não teve propostas?

    Doutores Silvana Dimitrov e Tiago Costa, eis a lei 5.056/11

  • Ângela Libras Edson AndradeSilvana Dimitrov e Tiago Costa, eis a 1a página da Lei 5.056/11. Lei de autoria do Sr. Luis Gustavo Antunes Stupp.
  • Sandra Almeida Angela, esse do próximo sábado, acho que é da minha amiga, IC , oralizados ,Libras e simpatizantes serão bem vindos e tratados com respeito...se for esse que estou pensando.
  • Sandra Almeida Moderado Mogi...essas pessoas surdas citadas aqui fazem Sim uso de Libras.
  • Sandra Almeida Angela conheço implantados que ainda usam Libras, as vezes a dicção do professor não coopera ou não sabem muito bem o português , ele usa interprete na faculdade, portanto mesmo implantados com sucesso ,alguns ainda necessitam de Libras...foi descaso.
  • Sandra Almeida Angela esse evento do Dom Pedro é da minha amiga sim, A Lak, autora do livro: Desculpe , Não Ouvi...
  • Denise Gomes Conde Quem dera um dos poderosos da Cidade,do país ou até do Mundo....ficarem surdos ao menos por um dia e sentir o quão é importante e necessário um profissional em Libras..na vida......
  • Sandra Almeida Qualquer deficiência Denise Gomes Conde, só assim haverá respeito as diferenças...
  • Rose Silva Ângela Libras, só agora vi suas postagens. Me desculpe, mas hoje estava em São Paulo na II Semana de Participação Social no SUS pelo Conselho Municipal de Saúde. E lá tinha intérprete de Libras o tempo todo. Acho que o evento promovido pela Secretaria...Ver mais
  • Ângela Libras Sim Sandra Almeida, o evento é dela mesmo. Mas não poderei ir porque é o dia do festival de balé da Bárbara.
  • Sandra Almeida TB não poderei infelizmente ...

Leia Também

0 comentários

Seu comentário é muito importante!
Obrigada

Os mais lidos