Visitantes online

contador de visitas
, ,

Mamãe surda perde sua filha Vitória logo após o parto

segunda-feira, fevereiro 17, 2014


E estou aqui novamente para relatar mais uma experiência que tive com surdos. Desta vez não teve um final feliz.




Domingo eu dei plantão num hospital que não posso citar o nome, pois tenho contrato. No contrato diz que não posso de forma alguma tirar fotos, usar o nome do hospital para promoção social. Por isso espero que entendam.

Quando vou ao plantão vários surdos aparecem para fazer algum tipo de exame de rotina, entre outras coisas, já que dificilmente há um intérprete de Libras nos hospitais, postinhos de saúde, etc...

Alguns pacientes se tornam amigos. Como as gestantes que acompanho durante todo o pré natal, os pacientes com doenças terminais, os pacientes mentais que precisam de auxílio na terapia, etc... São muitas histórias para contar que estou pensando em reuni-las num livro.

Mas a que aconteceu domingo, foi muito triste. Uma mãe, a quem eu acompanhei durante todo o pré-natal, ganhou sua filha, a Vitória. O pré-natal foi todo tranquilo. Vitória nasceu bem, forte... E morreu 3 horas depois...

Não sei o que aconteceu... Só sei que após a cesárea Vitória foi para o berçário como de praxe. Quando a mãe perguntou que horas iriam levar a filha para ela ver, eu fui até o berçário perguntar. Foi quando me deram a notícia. Não sabem dizer o que aconteceu... Ainda temos que aguardar os exames...

Mas quando o médico me chamou para ir até o quarto com ele e dar a notícia, meu chão sumiu...

Fui lá e interpretei tudo que ele disse. A mãe parecia não acreditar no que eu estava dizendo. Terminando de explicar, o médico saiu e eu fiquei lá com ela. Eu comecei a chorar... Sinalizei que gostaria de ajudá-la de alguma maneira. Expliquei que eu também era mãe e entendia perfeitamente a dor que ela estava sentindo.

Foi aí que ela me pediu um favor: "Ela queria que trouxessem a filha morta vestida com a roupa que iria sair da maternidade. Ela queria segurar a filha nos braços e tirar uma foto."

Meu Deus!!! Fui atrás de realizar este desejo e muitas pessoas não entenderam. Dizendo que a criança já estava morta, que a mãe precisava se recuperar, que ela estava delirando e blá, blá...

Até que fui aos prantos pedir ao pediatra e ao obstetra que fez o parto. Expliquei que não custava nada fazer isto. Ela esperou a filha durante nove meses para tê-la nos braços e de repente a menina parte muito antes da hora... Porque ela não poderia tê-la em seus braços antes de enterrá-la?

Permissão dada, as enfermeiras preparam Vitória. Vestiram a roupa que ela iria sair da maternidade. Ela ficou linda. Parecia uma boneca.

Mas ninguém teve coragem de levar Vitória para a mãe ver. Me entregaram o bebê e eu peguei... Que sensação estranha... Um corpo morto, sem vida... Parecia um anjo dormindo.

Entrei no quarto, pus Vitória nos braços de sua mãe e bati a foto.

A mãe encostava o nariz no narizinho da nenê, beijo de eskimó sabe?

E ali fiquei por longos minutos observando aquela cena... Quando o marido chegou, mais uma foto. Agora da família toda.

Não sei explicar o que senti...Raiva, revolta, incapacidade... Tanta gente para morrer e Deus escolhe levar a Vitória????

Eu só quero realmente acreditar que Deus sabe o que faz... Talvez um dia eu entenda SEUS propósitos, mas não hoje...

Não consigo parar de pensar na pobre mãe que vai sair do hospital para enterrar sua filha. Vai chegar em casa e desfazer todo o quarto que ela preparou para a tão esperada filha...

Senhor, abençoe esta família e dê forças para que suportem tamanha dor... Qual a mãe que não ia querer segurar seu bebê recém nascido nos braços??? Mesmo para se despedir???

Muita gente me criticou pela atitude... Mas só fiz o que eu achei que era certo, o que meu coração mandou!!!

Leia Também

0 comentários

Seu comentário é muito importante!
Obrigada

Os mais lidos