Visitantes online

contador de visitas
,

Tem dia que minha paciência tira folga

quarta-feira, setembro 04, 2013

Olha, tem dia que não é nada fácil...

No meu perfil do facebook quando posto alguma indignação, sempre tem alguém que pergunta:

- Você é surda?
- Tem algum surdo na família?
- Não entendo sua atitude...
- Surdez é doença?

Jesus, aí fiz uma tirinha e postei:


O grupo Surdo de Estudos onde participo na UNICAMP e várias pessoas que conhecem meu trabalho, curtiram e compartilharam. Aí entra uma moça que nem conheço, não conhece meu trabalho e comenta:

A ignorância é comum em nossa sociedade em tantas questões, cabe a quem tem o conhecimento transmiti-lo de modo a ampliar os horizontes de quem quer que seja. Mais imbecil é quem se acha muito sábio e se recusa a compartilhar o que sabe. Compartilhem Libras e qq outro conhecimento, gentileza gera gentileza!

Aff... Eu respondi: 
Gente, bom dia!!! Esta foi apenas uma brincadeira ok? Vcs mais do que ninguém sabem o quanto compartilho Libras. Mas tem dia... Foi apenas para descontrair ok? Bjus

Ela responde:
Não quis gerar picuinha Ângela Libras só fiz um comentário. Achei sua tirinha mais arrogante que engraçada só isso.

Eu respondi: 
Longe de mim achar que vc quis gerar picuinha. É que tem dias que eu perco a paciência sabe? Minha luta aqui está muito difícil e não tenho apoio de ninguém... Talvez eu tenha interpretado mal. Fique à vontade para comentar sempre. ;(


Eu sei que gentileza gera gentileza. Só que tem dias em que minha paciência tira folga sabe? Eu me sinto dando murros em ponta de faca. As autoridades se fazem de surdas. Me ignoram e ignoram os surdos, seus direitos. Nós temos Leis Federais, Decretos. E na minha cidade temos até uma lei municipal sobre Libras. E aí? Porque não cumprem?
O que deveria acontecer com quem não cumpre a lei?

Eu não sou surda. Não tenho ninguém com caso de surdez na família. E daí? Porque as pessoas teimam em implicar com a minha luta?

Ontem já bati boca com uma defensora dos animais. Eu amo animais. Em casa tenho 7 cachorros, duas calopsitas, 7 tartarugas, galinhas, perus, etc... Não como carne, alimento os animais de rua, ajudo as ONGs...

Ela me perguntou se eu tenho algum caso de parente surdo ou coisa assim, pois ela não entende minha luta.

Ah, meu saco lá na lua, eu respondi: "Você é parente de algum cavalo, elefante, papagaio ou cachorro?" - Ela respondeu que não, que apenas luta por aqueles que não tem voz, que não conseguem se defender.

Foi então que expliquei que faço a mesma coisa. Não importa se os surdos são humanos ou animais. Se nós ouvintes já não somos ouvidos, temos que brigar, causar polêmica para que respeitem nossos direitos, imaginem um surdo?

Surdos são vítimas de preconceito, piadas maldosas e isso me deixa INDIGNADA.

Se Deus nos deu o dom de falar e ouvir, o que nos custa ajudar quem não tem esse dom? Aliás, surdos tem esse dom sim. Eles ouvem com os olhos e falam com as mãos. É tão difícil entender?

Libras já é a 2ª Língua Oficial do Brasil conforme Lei 10.436/02 e Decreto 5.626/05.

#SINALIZAR É PRECISO#

Leia Também

0 comentários

Seu comentário é muito importante!
Obrigada

Os mais lidos