Padre surdo tenta por três anos cancelar cartão de crédito
Loja informava que cancelamento só poderia ser solicitado por telefone. Padre Wilson, de Curitiba, recorreu à Justiça para ter direito garantido.
O padre Wilson Czaia, da Paróquia Pessoal Nossa Senhora da Ternura, em Curitiba, tentou durante três anos cancelar o cartão de crédito da loja C&A. Mas não conseguia suspender o serviço porque ele é surdo.
Na hora de solicitar o cartão, não houve problemas. Agora, no momento de cancelar, o padre não pode contar com a ajuda de outra pessoa, já que a empresa informava que apenas o titular do cartão poderia solicitar o cancelamento e por telefone.
Procurada pela reportagem do Paraná TV 2ª edição, a C&A afirmou que lamenta o ocorrido e que o cartão foi cancelado nesta quinta-feira (27)
O padre Wilson trabalha pelas pessoas com deficiência desde que foi ordenado padre, em 2006. Por ser surdo, ele reza as missas na linguagem dos sinais e já celebrou casamentos de deficientes auditivos em vários estados.
Após diversas tentativas infrutíferas, o padre decidiu procurar um advogado para ter seus direitos quanto consumidor respeitados. Foi preciso entrar na Justiça.
O advogado Marco Aurélio Schetino explicou que na ação judicial foi pedido o cancelamento do cartão, a devolução do dinheiro do título de capitalização, que seria o produto vendido juntamente com o cartão, e o dano moral pelo tratamento que foi despendido ao padre. “Pela ausência de preparo da loja e do próprio banco no atendimento com as pessoas com deficiência, que deveriam ter atendimento prioritário e especial”, acrescentou o advogado.
A primeira decisão, de janeiro de 2011, determinou o cancelamento do cartão e o pagamento de R$ 20 mil de indenização por danos morais. A loja recorreu e passou a mandar boletos de cobrança de anuidade. Há quatro meses saiu uma nova decisão judicial negando o recurso. Ainda assim o cartão seguiu ativo, sendo cancelado apenas nesta quinta-feira.
0 comentários
Seu comentário é muito importante!
Obrigada