eu e Libras,
minha luta pelos surdos
Já viram o show dessa intérprete de Língua de Sinais?
Posted by Libras eu falo com as mãos on Quinta, 30 de abril de 2015
Eu achei demais essa interpretação em ASL!! A D O R E I !!!!!!!!!
Posted by Libras eu falo com as mãos on Sábado, 30 de maio de 2015
últimas notícias
Polícia Civil de Jacarezinho aprendem Libras para atender Surdos em delegacia.
quarta-feira, abril 29, 2015Fonte: http://www.surdosol.com.br/policiais-civis-de-jacarezinho-sao-capacitados-para-tender-deficientes-auditivos/
POLICIAIS CIVIS DE JACAREZINHO SÃO CAPACITADOS PARA ATENDER DEFICIENTES AUDITIVOS
Paraná – O Instituto Federal de Jacarezinho, por meio do Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidade Específicas (NAPNE), está desenvolvendo curso básico de Libras em parceria com a Polícia Civil de Jacarezinho.
A Língua Brasileira de Sinais (Libras) é o meio de comunicação das pessoas com deficiência auditiva no Brasil e colabora diretamente para a quebra do preconceito e inclusão social dos surdos na sociedade.
O objetivo é facilitar o acesso da sociedade a essa língua, respeitar e interagir com os surdos nos diversos espaços e ambientes profissionais.
O curso de 20 horas, capacitará policiais civis no aprendizado da língua de sinais, visando uma melhor comunicação entre os agentes e deficientes auditivos, sendo uma parceria vital para que os surdos tenham um atendimento adequado.
O curso está sendo ministrado pelo servidor federal do IFPR e tradutor intérprete de Língua de Sinais, Thiago Jarno Mello.
De acordo com o Delegado chefe da 12ª Subdivisão Policial, Marcos Fernando da Silva Fontes “o curso de libras para a atividade policial, teve como objetivo inicial incluir essa linguagem visando alcançar a comunidade surda e expandir a participação de policiais nessa área de conhecimento. O Investigador de Polícia Adjairo José Flavio de Carvalho foi o primeiro a fazer esse curso no Instituto Federal Tecnológico e o construiu inicialmente com o professor a organização do curso, posteriormente o próprio instrutor solicitou aos policiais que o auxiliassem na produção do conhecimento para que o aprendizado atendesse as demandas da polícia judiciária. Somos a primeira Delegacia do Brasil a ter policiais com capacitação em libras”.
Curta: Libras eu falo com as mãosAchei o máximo!!!!Contribuição de João Luiz Rodrigues. Muito obrigada João Luiz.https://www.youtube.com/watch?v=LC2bq0rIxnc
Posted by Libras eu falo com as mãos on Sexta, 29 de maio de 2015
Hoje completamos 13 anos da Lei 10.436.
Posted by Libras eu falo com as mãos on Sexta, 24 de abril de 2015
últimas notícias
Aplicativo para facilitar a comunicação com deficientes auditivos é criado em Campinas
terça-feira, abril 14, 2015
Acesse: http://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/jornal-da-eptv/videos/t/edicoes/v/aplicativo-para-facilitar-a-comunicacao-com-deficientes-auditivos-e-criado-em-campinas/4105942/
Aplicativo visa facilitar a comunicação entre deficientes auditivos.
Sistema é chamado Unilibras. Para pessoas que conhecem e desconhecem o português.
Fonte: http://www.thegreenestpost.com/ensino-de-libras-pode-se-tornar-obrigatorio-nas-escolas/
ENSINO DE LIBRAS PODE SE TORNAR OBRIGATÓRIO NAS ESCOLAS
23.3KFLARES Facebook 23.3KTwitter 22Google+ 1
Email --Email to a friendLinkedIn 2inShare2Pin It Share 0Filament.io
Tramita, na Câmara Municipal de São Paulo, Projeto de Lei que prevê o ensino obrigatório da Língua Brasileira de Sinais – mais conhecida como Libras – nas escolas da capital paulista.
Caso o PL 90/2013 seja aprovado, a disciplina deverá ser incluída na grade curricular de todas as instituições públicas e privadas da cidade de São Paulo, desde a Educação Infantil até o Ensino Fundamental. A medida estabelece, ainda, que professores surdosdevem ter prioridade para ensinar a matéria.
A ideia é promover a inclusão social dos quase 10 milhões de deficientes auditivos que vivem, atualmente, no Brasil. “Negar a Língua Brasileira de Sinais provoca perdas consideráveis nos aspectos cognitivos, sócio-afetivos, linguísticos, políticos, culturais e na aprendizagem dos surdos”, diz o texto do PL.
A medida já foi aprovada por cinco Comissões – entre elas, a de Educação e Cultura e a de Saúde e Promoção Social – e segue, agora, para votação no plenário da Câmara. Se aprovado pelos vereadores, o PL vai para sanção do prefeito, Fernando Haddad, e as instituições de ensino terão três anos para se adequar à nova Lei e incluir Libras em suas grades curriculares.
Vai torcer para a ideia sair do papel?
Leia, na íntegra, o PL 90/2013.
Foto: UnB Agência/Isa Lima/Creative Commons
últimas notícias
Restaurante Canadense estimula Língua de Sinais entre clientes
domingo, abril 05, 2015acesse: http://www.surdosol.com.br/sinais-de-sabores-com-garcons-surdos-restaurante-oferece-experiencia-inspiradora-no-canada/
SINAIS DE SABORES: COM GARÇONS SURDOS, RESTAURANTE OFERECE EXPERIÊNCIA INSPIRADORA NO CANADÁ
PARA PEDIR O PRATO, RESTAURANTE ESTIMULA LÍNGUA DE SINAIS ENTRE OS CLIENTES
Em um restaurante na cidade de Toronto, no Canadá, escolher um prato significa muito mais que uma experiência gastronômica habitual. Isso porque, no Signs, os clientes são atendidos por uma equipe formada por 35 funcionários – todos eles, surdos. Para pedir alguma comida no cardápio, já vem com os sinais e pedir em língua de sinais a garçons.
Apesar da dificuldade inicial dos clientes, a ideia é estimular a comunicação por meio da língua de sinais em uma experiência inovadora. Para entender melhor a ideia do restaurante, confira um vídeo que registra os atendimentos:
SINAIS é um superior restaurante casual com 150 lugares e bar. É o primeiro restaurante canadense que é composta por servidores de Surdos, garçons, pessoal da cozinha e anfitriões.
Nossa visão é triplo:
(i) Para se tornar um dos melhores restaurantes do Canadá
(ii) promover o uso de língua de sinais americana entre a comunidade de audiência
(iii) Para proporcionar oportunidades de carreira e crescimento para Surdos na indústria da hospitalidade
(i) Para se tornar um dos melhores restaurantes do Canadá
(ii) promover o uso de língua de sinais americana entre a comunidade de audiência
(iii) Para proporcionar oportunidades de carreira e crescimento para Surdos na indústria da hospitalidade
últimas notícias
Aplicativo Android permite traduzir voz para Língua de Sinais
sexta-feira, abril 03, 2015Fonte: http://idgnow.com.br/mobilidade/2013/04/02/aplicativo-android-permite-traduzir-voz-em-linguagem-de-sinais-para-surdos/
Aplicativo Android permite traduzir voz em língua de sinais para surdos
- Desenvolvido pela ProDeaf, projeto é fruto de um investimento de 500 mil reais feito com financiamento do Sebrae e do CNPQ –, e patrocínio do Grupo Bradesco Seguros
Foi lançado nesta terça (2) o primeiro aplicativo para smartphones capaz de traduzir fala para a língua brasileira de sinais - Libras. Desenvolvido pela companhia pernambucana ProDeaf, o projeto é fruto de um investimento de 500 mil reais feito pelo ProDeaf – com financiamento do Sebrae e do CNPQ –, e do patrocínio do Grupo Bradesco Seguros.
De acordo com o CEO do ProDeaf, João Paulo Oliveira, o desenvolvimento do aplicativo levou 2 anos e envolveu 12 profissionais, incluindo designer, intérpretes, linguistas e programadores. O projeto contou ainda com a participação de colaboradores surdos das empresas do Grupo Bradesco Seguros. “A comunidade surda atuou nos fornecendo feedback para chegássemos a este resultado”, explica, lembrando que as primeiras versões do aplicativo não agradaram aos avaliadores surdos. “Os feedbacks nos ajudaram a melhorar o produto até chegarmos à versão que colocamos no mercado”.
O ProDeaf Móvel chega ao mercado para a plataforma Android. Nos próximos meses, haverá iOS e Windows Phone . A versão atual está disponível no Google Play ou no site da companhia. “Os custos operacionais da distribuição estão sendo subsidiados pelo Grupo Bradesco Seguros, que com isso está levando a tecnologia aos surdos de forma gratuita”, ressalta Oliveira.
O app reconhece a voz do usuário e traduz para Libras, executada por um personagem na tela do celular. Para isso, usa como base um dicionário de cerca de 3,7 mil sinais. Está nos planos do ProDeaf o aumento do número de sinais e a regionalização de sua base, permitindo o uso de sinais específicos de regiões do Brasil.
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existem no Brasil 10 milhões de surdos, e, deste total, 2,7 milhões não conhecem a língua portuguesa.
A expectativa é que sejam realizados 30 mil downloads no primeiro mês. O executivo lembra que o ProDeaf – que já fornece ferramentas para tradução do conteúdo de sites para Libras – ainda deve investir muito em pesquisa, principalmente na área de reconhecimento de sinais. “Em alguns anos planejamos publicar ferramentas que permitam a comunicação com surdos em 2 vias, traduzindo português para Libras e Libras para português”, afirma Oliveira.